quarta-feira, 31 de outubro de 2012


A Semana Universitária da Universidade de Brasília (UnB) foi palco para um debate que pode mudar a vida de muitos estudantes do ensino médio, das escolas públicas do Distrito Federal. Trata-se do sistema de cotas para ingresso na universidade pública. A discussão com os alunos, na quinta (25) foi ancorada pelos palestrantes Zulu Araújo, diretor da Casa de Cultura da América Latina (CCAL), e Rafael Santos, mestre em educação e ativista co-fundador do Coletivo Negro EnegreSer, do Distrito Federal e Entorno. Hoje (26) a temática foi debatida por professores, que também contaram com a presença de Zulu e de representantes da secretaria de Educação do Distrito Federal. O encontro é fruto do projeto “Acorde”, da SEDF, em parceria com a CCAL.
O anfiteatro 7 da UnB ficou lotado por alunos interessados em entender o sistema de cotas, criado pelo Decreto Nº 7.824, sancionado pela presidente Dilma Rousseff, em 29 de agosto deste ano. A norma que institui o sistema de cotas raciais e sociais destina 50% das vagas em universidades federais para estudantes oriundos de escolas públicas.
Na abertura do encontro, representantes da SEDF apresentaram as diretrizes do projeto Acorde, uma iniciativa da Secretaria para viabilizar o debate acerca da diversidade, das políticas afirmativas, além de divulgar e incentivar o princípio da autodeclaração, mecanismo instituído pela ONU, para que os povos possam se identificar. A seguir a palavra foi dada aos palestrantes Zulu e Rafael, que contextualizaram o debate.
Para Zulu Araújo esta é uma iniciativa positiva, porque possibilita, antecipadamente, que os estudantes do ensino médio dialoguem e reflitam sobre inclusão plena dos alunos do ensino público nas universidades. Segundo ele, a discussão do sistema de cotas passa pelo entendimento da própria história do Brasil. “Somos o único país do mundo que tem 4/5 da história sob o regime escravocrata, crime de lesahumanidade segundo a ONU”. Araújo destacou a Conferência Internacional de Combate ao racismo, intolerância, xenofobia e demais preconceitos correlatos, realizada em 2001 pela ONU, para lembrar que as ações afirmativas são determinações desse debate. “Somos diferentes, mas não significa que uns são melhores que outros. O tratamento com dignidade tem que ser para todos, disse ele ao ressaltar que o sistema de cotas sociais e raciais vem contribuir para resgatar as enormes dívidas sociais no país.

Rafael Santos, que é ex-aluno da UnB, descreveu as dificuldades encontradas no percurso acadêmico e registrou os números da diferença de acesso entre negros e brancos nas universidades públicas. “As ações afirmativas diminuem as discrepâncias no universo das oportunidades de acesso à universidade pública”, comentou.
“O projeto Acorde vem alterar um período de silêncio. E o resgate proposto pelo projeto vem pela arte, que permite o olhar ampliado para o mundo, para nele se encontrar e se identificar”, disse Renata Gadioli, gerente de Ensino Médio da SEDF. Gadioli explica o percurso construído pelo Acorde, que trabalhou conceitos como identidade e autodeclaração, ancorado por temáticas presentes no cinema, na música, na dança, nas artes plásticas e agora chega ao debate do sistema de cotas. “A partir desses encontros e debates vamos formular uma proposta pedagógica coletiva, em consonância com a legislação vigente”, explicou a gerente.
Marcelo Lourenço Bittencourt, coordenador intermediário de Direitos Humanos da CRE de Brazlândia, ressalta que as ações do Acorde acompanham a dinâmica social de conquistas, em especial no que concerne às políticas públicas e legislação vigente, a exemplo da lei de cotas. “Como educadores temos que possibilitar esses espaços de diálogo e reflexão para a inclusão social”, avaliou Bittencourt.
Dúvidas
A última parte do encontro foi destinada ao questionamento e depoimento dos estudantes. De forma democrática e muito participativa os jovens interagiram com os palestrantes e expuseram anseios, dúvidas e críticas – a favor e contra o sistema de cotas.
A aluna do CEAN, Laila de Lima, é presidente do Grêmio Estudantil e disse que muitos alunos ainda têm dúvidas quanto ao sistema de cotas. “A maioria dos alunos tem dúvidas não quanto ao mérito do sistema, mas em relação ao funcionamento”, disse ela ao mesmo tempo em que registra o total apoio às cotas sociais e raciais. “São questões históricas. As cotas aumentam as oportunidades, em condições de igualdade”, comentou.

Para Ana Luiza Borges, do CEM 01 de São Sebastião, as cotas sociais são muito bem vindas. Mas, segundo ela, elas precisam vir acompanhadas de ações que favoreçam o estímulo à permanência nas universidades.
A diminuta parcela de alunos contrários às cotas identificou entre os argumentos o temor de que elas aumentem o preconceito. Outros destacaram que a valorização e o investimento na educação pública de qualidade também como alternativa ao sistema.
“O ser humano sempre foi bom em dividir e não em juntar”, disse o estudante Leandro Pimentel, do CEDLAN (Diretor de Cultura do Grêmio), ao se mostrar reticente em relação ao tema.
Para Sueli Brandão, mãe da estudante Ana Luiza, é fundamental que a discussão das cotas seja feita num contexto social. “O preconceito, a não aceitação da identidade estão aí e precisamos mudar isso. Penso que o discurso das cotas deve ser tratado não como um facilitador da entrada do negro na universidade, mas sob a ótica de valorizar as qualidades da cultura negra nas universidades”, sugeriu.
Polêmicas à parte, ficou no ar a fala do diretor Zulu Araújo de que as cotas não são contra ninguém. “O sistema de cotas sociais e raciais é a favor da parcela social para a qual o Estado deixou de olhar. É um resgate das dívidas sociais do Estado brasileiro, disse ele”.
O encontro de hoje (25) com os professores das escolas públicas também seguiu a dinâmica das palestras, seguidas de debate e depoimentos. Segundo os organizadores, a idéia é incentivar a discussão do sistema de cotas, contemplando um contexto histórico e o acesso à informação por parte dos alunos.
Para a professora de Sociologia, Rachel Lenir, ficou claro que o debate e a disseminação das informações sobre a temática étnico-racial são fundamentais para os estudantes do ensino médio. O professor Charles Lemos Costa concorda e ressalta que a escola tem papel fundamental na mediação dos conteúdos e temáticas que reflitam sobre o preconceito, o racismo e o reconhecimento e afirmação da identidade individual e coletiva.
“O diálogo entre educação e cultura é fundamental. Não há nada no Brasil que tenha mai capilaridade do que a educação. Educação é uma dimensão da cultura, tendo o ser humano num contexto integral, para que se tenha a formação emancipatória das pessoas”, disse Zulu aos professores.

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Alunos do Cedlan participam pela segunda vez do programa "Câmara Ligada"' na Câmara dos Deputados. A atividade foi coordenada pelo Grêmio.

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Nota informativa

O presidente do grêmio, Dângelo Saraiva e o Secretario de Cultura, Leandro Pimentel, devem participar da reunião promovida pela Coordenação de Educação em Diversidade da Secretaria de Educação do Distrito Federal nesta quinta-feira dia 25 na UnB. O Tema da discussão é cotas raciais nas universidades públicas federais. Este encontro deve reunir grêmios de todo o DF. O nome do Projeto é ACorDe. Na sexta-feira dia 26 todas as diretorias do grêmio e mais trinta alunos devem participar do programa Câmara Ligada da TV Câmara, tendo o mesmo tema abordado no encontro.

segunda-feira, 22 de outubro de 2012


Campeonato de Tênis de Mesa
Cedlan 2012 Vespertino – INOVE

As inscrições começam segunda-feira dia 22 a 26 de outubro.
O campeonato deve acontecer a partir do dia 29 de outubro.
Todas as partidas aconteceram no intervalo.
Os três primeiros lugares receberam medalhas.
As inscrições custam um real por cada competidor. O dinheiro será utilizado em projetos de iniciativa do Grêmio.
Atenção: os competidores saberão seus respectivos adversários com antecedência. O estudante que se atrasar a chegar a mesa poderá ser desclassificado.
A pessoa que se inscreve se declara ciente de todas as regras. A INOVE pede aos estudantes que desejam concorrer que se mantenham informado sobre o regulamento e as datas através das divulgações em seu blog e das declarações feitas na escola.
REGRAS:
       I. Encostar-se à mesa perde ponto.
II. Bater ou encostar a raquete na mesa perde ponto.
III. Atrasos: não comparecer ou atrasar por mais de três minutos desclassificação.
IV. O saque deve ser dado atrás da linha de fundo ou numa extensão imaginaria desta.
V. O saque “queimar” a rede, não vale ponto, (a partida para e repete). 
VI.Pegou na linha NÃO repete jogo.
  VII. Competidor não poderá jogar de mochila.       
 VIII. Competidor que desrespeitar o juiz ou outro competidor será desclassificado.
IX. Começou a partida não poderá “pausar”
X. Se o competidor ganhar ou perder e jogar a raquete na mesa leva uma advertência na próxima partida e se isso repetir será desclassificado.

quinta-feira, 4 de outubro de 2012


1º Concurso de Dança do Cedlan
Regulamento
O concurso que pretende divulgar a cultura africana através da dança e de suas lutas, será realizado pela Diretoria do Grêmio INOVE, que descreve aqui as regras gerais.
I – As inscrições começam dia 1º de outubro e vai até o dia 30, não serão aceitas inscrições fora do prazo afixado aqui.
II – Podem concorrer, somente, os estudantes devidamente matriculados no CEDLAN.
III – Durante as apresentações gestos obscenos e/ou trajes podem acarretar na redução da nota ou possível desclassificação.
IV – Todo material incluso na apresentação, tais como CDS e objetos, são de responsabilidade do participante, que deve fornecer a música assim que solicitado.
V – O concorrente é livre para compor a coreografia, mas deve ater-se ao fato de que esse concurso é em homenagem a duas figuras emblemáticas Nelson Mandela e Martin Luter King, as apresentações ocorreram em novembro, na semana da consciência negra.
VI – As inscrições custam 2 (dois) reais individuais.
VII – O Concorrente deve prestar atenção às publicações divulgadas neste blog sobre o evento, bem como manter-se informado.

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Nota informativa


Os membros da INOVE são voluntários, muitos deles fazem estágio no turno contrário (e atualmente todos os membros do grêmio estudam no turno matutino), percebendo a necessidade, a presidência do grêmio abre duas novas diretorias que devem representar os turnos vespertino e noturno.
Cada diretoria terá cinco novos membros, sendo um diretor e quatro colaboradores.

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

A África no Mundo

A África no Mundo

Para comemorar a semana da consciência negra em novembro, o Grêmio INOVE realiza o primeiro concurso de dança do CedLan. O concurso é aberto para todos os estilos, mas em especial os que revivam o movimento negro nas diversas partes do mundo.  Homenageados Martin Luther King e Nelson Mandela.


Martin Luther King, pastor protestante e ativista político norte-americano, defendia os direitos civis dos negros excluídos em seu país. Foi o mais jovem ganhador do Prêmio Nobel da Paz. King era seguidor das ideias de desobediência civil e não violência de Mahatma Gandhi. Martin foi assassinado, por um segregacionista em 4 de abril de 1968.









Nelson Mandela, ficou quase três décadas preso por ser uma força "transgressora" do antigo regime segregacionista. foi o principal líder anti-apartheid, ex-presidente da África do Sul e do Congresso Nacional Africano. Ganhador do Nobel da Paz de 1993 a ONU instituiu em seu aniversário o Dia Internacional Nelson Mandela, como uma forma de relembrar sua luta por liberdade, democracia e justiça.

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Simulação CSH

    Os alunos que participarem da simulação do Conselho de Segurança da Onu, terão como nota de recuperação sua participação no CSH, isso significa que se você (participante) tiver uma nota menor que a média, sua nota será complementada. Isso vale para todas as Matérias, incluindo as de exatas (matemática, química, biologia e física), mas atenção, durante a reunião, sua participação será avaliada por membros da Cruz Vermelha, sendo sua nota, proporcional a do boletim concedido pela organização.

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

No dia 5 de Setembro, os representantes de turma, o presidente e o secretário de cultura do grêmio a direção e os professores participaram de uma reunião, o objetivo era esclarecer ainda mais o pré-conselho, de modo que os estudantes tivessem mais uma chance de reivindicar seus direitos, esclarecer duvidas sobre avaliações, dar sugestões e avaliar toda a escola, inclusive a INOVE.

Nesta reunião apenas os representantes das seguintes salas compareceram (ao lado a nota dada ao grêmio):

1ºA - Regular
1ºB - Regular
2ºA - Regular 
2ºB - Bom
2ºD - Bom
3ºA - Bom
3ºB - Bom
3ºC - Bom

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Veja às fotos da confraternização dos membros do grêmio na Galeria de Fotos.

A INOVE completa um ano e meio de atuação, mas você esta por dentro dos projetos? Sabe o que é um grêmio e como ele funciona?


UNE e UBES representam nacionalmente os estudantes, nosso grêmio já participou
de reuniões da UBES e da UJS. 
      Para começar o Grêmio é uma entidade independente  que tem por objetivo maior representar única e exclusivamente os estudantes. Em nossa escola, os jovens se organizam há mais de três anos e a INOVE (Chapa 2) foi a segunda eleita nesse processo democrático. Um grêmio pode ser organizado em duas forma: colegiada (onde todos podem opinar e ajudar em projetos diversos) ou em hierarquia (os membros se organizam em cargos). A INOVE, se organiza das duas formas de acordo com as necessidades, tentando sempre aproveitar o potencial de cada um. Existem cargos, mas variavelmente eles deixam de existir formando um grupo unido em que todos são iguais. 

Qual o sentido do simbolo que a chapa 2 usa?

Como você já percebeu nós usamos o simbolo da PAZ e o I9. Isso diz muito sobre quem somos e o que pensamos, um grêmio deve sempre prezar pela paz e respeito entre os estudantes e as pessoas que trabalham na escola, mesmo em seus protestos. Um grêmio deve servir para acabar com os preconceitos sociais e garantir que a escola forneça uma educação de qualidade. Inovar, foi nossa proposta, infelizmente antes da eleição muitos estudantes de nossa escola, (o que incluí membros da própria Inove), não apoiavam o órgão que os representava, foi ai que  que surgiu o desejo de mudar. Desde então recuperar a confiança dos nossos colegas se tornou nosso principal objetivo a raiz de todos os nossos projetos, ( você pode dizer se conseguimos votando na enquete ao lado).

Quais são os projetos que a INOVE realiza?
Atualmente o grêmio se dedica a vários projetos simultaneamente, são eles:
*Campeonato de futebol, com a colaboração do Sergio Jonas, Professor Jorge, Pedro e Marcelo.
*Organização da Simulação das Nações Unidas.
*Jornal do Cedlan.
*Impressora na biblioteca.
*Festival de cultura japonesa (evento deve ocorrer no fim do ano).
Além desses projetos há a realização de outros projetos como o Festival de Música, o campeonato de tênis de mesa, a rádio,  colocando espelho nos banheiros, também fazemos as reivindicações para a melhoria tanto do espaço físico como opinando sobre as aulas.






domingo, 12 de agosto de 2012

Grêmio Inove faz em parceria com a Cruz Vermelha um projeto que simula uma  conferência das Nações Unidas, vai ser um evento interessante para quem pretende fazer Relações Internacionais, ou quem quer saber como funciona os organismos exteriores. 



O tema da primeira simulação vai ser "o genocídio em ruanda" e na segunda reunião os alunos representarão chefes de estado na Rio+20. Os alunos terão ainda uma palestra concedida por representantes da Cruz vermelha que explicaram com funciona a dinâmica. 
Confira as datas:
14 de agosto (10:30) - Palestra.
20 e 21 de agosto (intervalo) - Inscrição para o programa
29 e 30 de setembro - Simulação.



sexta-feira, 10 de agosto de 2012

40 alunos do CEDLAN e o Grêmio Inove participaram das filmagens do program Câmara Ligada, da TV Câmara dia 10 de agosto. O tema tratado com os estudantes não só do Cedlan, mas também do Setor Leste e de outras escolas foi Esporte e contou com a participação da banda paulista Terno e da medalhista Sara do judô e seu treinador. O programa vai ao ar após as olimpíadas de Londres. confira as fotos:
A inove divulgara as filmagens em breve: